Com muito amor e bastante humor à mistura, eis como Olhão e os Olhanenses são vistos de fora:
O Mano Rei
Tornei-me “olhanense” em 1987 quando para lá me mudei sem
armas e muito pouca bagagem.
Tornei-me olhanense pela forte empatia com o espírito das gentes com quem comecei a lidar.
Podia contar-vos histórias sem fim
de outros ilustres olhanenses que me encheram a alma de muita vida. Gente
simples. Mas gente forte. Gente autêntica, principalmente.
A ideia desta história é dar-vos conta de dois ou três episódios que só olhanenses podiam materializar. Episódios que encontrei num livrinho:
- “História breve da Vila de Olhão da Restauração” de Antero Nobre.
Como sabeis, ou talvez não (e a culpa é dos olhanenses que pouco ligam ao caso) foi em Olhão que começou a revolta contra a invasão francesa de Junot.
A família Real tinha já deixado Lisboa rumo ao Rio de Janeiro, no dia 29 de Novembro de 1807, não sem antes o Príncipe Regente D. João ter, por decreto real de 26 desse mesmo mês, ordenado que o nosso povo recebesse com “uma generosa hospitalidade” os invasores.
Por todo o Algarve assim foi e quando no dia 23 de Fevereiro de 1808 as tropas do General Maurin entraram alegremente em Faro, bem recebidos, tiveram, logo em Abril, de mandar instalar em Olhão uma guarnição militar para acalmar os ânimos daquela gente, os únicos no Algarve, que não viam com bons olhos tal invasão.
- “Generosa hospitalidade”? Alguma vez!? Exército francês, aqui!?! Está bem, está…
Dois meses depois, a 16 de Junho, os olhanenses derrotam o exército de Napoleão junto á ponte de Quelfes, que foge a bom fugir.
Três dias após a revolta e depois de, finalmente, outras cidades se juntarem a Olhão, cria-se a Junta Suprema do Reino do Algarve, um Governo que assume a regência do Reino em nome do Príncipe D. João enquanto este não regressasse do Brasil. Para chefiar esse Governo foi nomeado o conde de Castro Marim, D. Francisco de Melo da Cunha de Mendonça e Meneses.
E para que a coroa, no Brasil,
soubesse do que se estava a passar, que os franceses de Napoleão estavam
de regresso à Gália com o
Asterix, o Obelix e os franceses todos, de onde nunca deviam ter
saído, (olhanenses não tinham nada a ver com romanos…) um homem do “lugar de
Olhão”, nem vila era, Miguel
do Ó, ofereceu um caíque para servir de correio marítimo para que se
desse a boa nova ao Príncipe Regente.O caíque, que ficou conhecido pelo
nome de “Bom Sucesso”,
partiu para o Rio de Janeiro no dia 7 de Julho de 1808 pilotado por Manuel de
Oliveira Nobre, o mestre Manuel Martins Garrocho e outros quinze tripulantes.
Pararam no Funchal, para fazer
aguada, no dia 14 de Julho, 19 anos depois da tomada da Bastilha…
Coincidências, digo eu…
Aí, o piloto do caíque deu de caras com um jovem que já tinha navegado de Lisboa a Macau, um tal Francisco Domingos Machado e convidou-o para os ajudar a dar com o Brasil, que aquilo fica longe, mas nada que não se possa achar…numa viagem onde se navegou sem sextante nem mesmo cartas náuticas, sem nenhum mapa. Foram…. Pronto! Em lado nenhum se diz se levavam, ou não, agulha de marear…
Chegaram. Chegaram mesmo à Baía de
Guanabara no dia 22 de Setembro, dois meses e meio depois, sendo pessoalmente
recebidos pelo Príncipe Regente, que os agraciou, a cada um, com um conto e
duzentos mil reis. Além disso comprou-lhes o caíque por 6000 cruzados para o
expor no Arsenal da Marinha da corte brasileira. Agraciou-os também com várias
patentes militares, vários hábitos da Ordem de Cristo e um iate novo para
voltarem a casa.
Elevou o lugar de Olhão a “Vila
de Olhão da Restauração” com os mesmos direitos das mais notáveis vilas de Portugal e
criou também o título de “Conde de Olhão”.
Mas não é só destes acontecidos que vos quero dar conta. Mas também não esqueçam que foi graças a isto que Olhão passou a chamar-se para sempre e com orgulho, “Vila de Olhão da Restauração”. Hoje é cidade. De uma Restauração já meio esquecida…
Agora que estamos a viver a covarde
invasão da Ucrânia por um país que em vez de lutar homem a homem, manda mísseis
de cruzeiro bombardear civis, quero relatar-vos o que os olhanenses têm a ver
com a Ucrânia.
Olhanenses com a Ucrânia?! Sim…com a
Ucrânia!
Olhão, a partir de meados do século
XIX, começa a ter um desenvolvimento grande através de trocas comerciais, normalmente
contrabandeadas, está-se mesmo a ver…realizadas por via marítima, usando todo o
tipo de navios, como chalupas, palhabotes, caíques e barcas. Os negócios
faziam-se no Norte de África, Mar de Larache e pelo Mediterrâneo mais próximo.
Em 1864 tinha sido criada a
Capitania do Porto de Olhão, que por sua vez tinha sido construído em 1857, por
iniciativa de uma falida Câmara Municipal de Olhão.
A Alfandega já existia, desde 1842,
não sei bem para quê, nem se conseguia arrecadar algum dinheiro… “com um quadro
de pessoal privativo constituído de começo por um diretor, um tesoureiro, um
verificador, um escrivão de receita, um escrivão de carga e descarga, um
porteiro, um meirinho, quatro guardas de bordo, um patrão e três remadores” tal
como diz o livro acima referido.
Palpita-me que os remadores serviam
somente para levar o pessoal da Alfandega a banhos para a Culatra, mas posso
estar enganado.
Com os negócios a prosperar, quase sempre fugidos aos impostos, com aqueles barcos vendia-se, fora de portas, peixe e fruta algarvios e compravam-se sedas, veludos, tapetes, bugigangas de valor, cereais e por aí fora que, sem passarem nunca pelos direitos aduaneiros, eram depois vendidos por todo o Algarve.
Porém, porém, a viagem de
contrabando, olhanense, mais famosa que se conhece, relatada no livro, foi a
que se realizou em 1871.
O António da Silva Guerreiro,
marítimo de Olhão e proprietário do caíque “Urso”, cismou, cismou, falou com
uns quantos e tomou a decisão da sua vida. Havia de ficar rico! E ficou mesmo.
Tornou-se um dos mais abastados proprietários do Termo de Olhão.
E o que fez ele?
O António da Silva Guerreiro conseguiu convencer uns quantos outros marítimos amigos, como o piloto António de Jesus e os tripulantes António da Silva Trindade, Manuel da Costa, José Martins Facada e Manuel João Gomes, para a sua causa.
Não sei se eram também pescadores, aliás mariscadores, ou se compraram somente, mas o que se sabe é que conseguiram umas toneladas de biqueirão que meteram em salmoura.
Tudo bem embalado,
bem-acondicionado, meteram-se ao caminho, no “Urso”, Ria Formosa fora.
Foram até á ponta da Culatra junto á
Ilha da Armona, entraram no Oceano Atlântico e rumaram a Leste, a caminho do
Estreito de Gibraltar.
Passado o Estreito, continuando a rumar a Leste, atravessaram todo o Mar Mediterrâneo, sempre encostados ao Norte de África, passaram entre Malta e a Sicília, contornaram a Grécia, entraram no mar de Creta, subiram ao Mar Egeu, atravessaram o Estreito de Dardanelos, entraram no Mar da Mármara, passaram por Constantinopla, meteram-se pelo Estreito do Bósforo até irem parar ao Mar Negro.
Aí, finalmente (digo eu, que só escrever isto,
cansa…) a
chegar quase ao destino, já cá estamos! rumaram a Norte e foram ter...
aonde? Imaginem!
A Odessa…
Nesta viagem gastaram 31 dias.
Já para o final da viagem, nos
Dardanelos e em Odessa, foram muitos os oficiais de marinha de diversas
nacionalidades que visitaram, espantados, tão pequeno barco que de tão longe
partira.
O que era Odessa nessa altura?
“O guia de Robert Sears de 1855 para o Império Russo, dizia que "talvez não haja nenhuma cidade no mundo em que tantas línguas diferentes possam ser ouvidas como nas ruas e cafés de Odessa. A população, multicultural, é composta por russos, tártaros, gregos, judeus, polacos, italianos, alemães, franceses, etc."
No final do século XIX, Odessa tornou-se a quarta maior cidade do Império Russo.
Em Odessa, como esperavam aqueles olhanenses sabidos, venderam a muito bom preço aquela iguaria nunca vista por ali.
E o que fizeram ao muito, muito dinheiro arrecadado?
Investiram-no.
Compraram toneladas de trigo e artigos orientais que depois, no Reino dos Algarves, venderam, de novo, a muito bom preço…sempre a leste da Alfandega, claro.
A viagem de regresso demorou 45 dias. Suponho que por causa de algumas vendas que tivessem feito durante o caminho. Não sei.
Vamos agora ao último trecho desta história, que é a que define melhor o caracter das gentes de Olhão.
Mas antes é preciso dizer que Olhão foi dos primeiros Municípios portugueses a declarar-se Republicano. Logo no dia 12 daquele mês de Outubro de 1910, o Vice-Presidente em exercício da Câmara Municipal, Padre Francisco Inácio dos Reis, deu posse a uma Comissão Administrativa do novo Município Republicano.
Muito antes deste acontecimento histórico, o Rei D. Carlos, um homem dedicado ao mar, sabia perfeitamente onde escolher os seus colaboradores mais capazes e experientes para tudo o que dissesse respeito ás suas famosas e muito apreciadas atividades oceanográficas.
Por essa razão, naturalmente, era aos marítimos olhanenses que confiava tudo o que dissesse respeito à faina no mar.
No seu iate D. Amélia, por exemplo, o Mestre era o olhanense Trabucho, bem como a maioria dos tripulantes.
As galeotas reais eram remadas por olhanenses.
Durante as suas viagens de estudos oceanográficos, percorrendo amiúde as costas portuguesas, encontrava frequentemente pequenos barcos de pesca olhanenses a quem dava muitas vezes reboque. Ou convidava mesmo os pescadores a subirem a bordo para falar com eles, partilhando alguma coisa de comer enquanto trocavam impressões sobre o mar ou o pescado conseguido ou não e porquê.
Acudia-lhes em caso de mau tempo ou naufrágio, dando-lhes agasalho a bordo do iate, levando-os para casa, dando-lhes algum dinheiro para os compensar dos prejuízos.
Naturalmente que os olhanenses olhavam para o Rei como um deles. Um homem do mar como eles. Um homem como eles. E como era isso que sentiam, era assim que lhe correspondiam.
As muitas “guerras” que os políticos e os jornais debitavam contra a Monarquia, não era coisa que os demovesse da empatia que sentiam para com aquele homem que era como eles, fosse ou não Rei. Um autêntico e simples marítimo...
Quando o Rei ia a Olhão era sempre recebido com muita alegria, com muita amizade. Como um deles.
Ao Rei, de visita à Vila e provavelmente sempre que o encontravam em alto mar, tratavam carinhosamente por
“mano Rei”.
O seu assassinato deixou uma profunda tristeza nos olhanenses.
E é por estas, mas também por muitas outras razões, que nunca me canso de manifestar o meu apreço e saudade pelos meus manos olhanenses…
Fonte:
https://riodosbonssinais.blogspot.com/2017/12/pagina-inicial.html
Um blogue de Gabriel Cavaleiro
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