Importante é preservar a memória dos lugares. OLHÃO é a minha Cidade.

domingo, 28 de janeiro de 2024

O Brasão de Olhão

 Até 1928

Até este ano, a Câmara Municipal usava  para timbrar os seus papéis  e documentos e como selo, uma composição gráfica,  que pretendia ser a reprodução da Medalha que o Príncipe Regente D. João,futuro D. João VI, concedeu aos habitantes de Olhão, em 1808, após a ida do calque «Bom Sucesso» ao Brasil, para levar ali a boa nova da expulsão dos franceses.   

 

Essa composição gráfica era a seguinte: 

 

- duas circunferências concêntricas, tendo entre elas a legenda «Viva a Restauração e o Príncipe Regente Nosso Senhor 15-11-1808» ; 

 

- no centro do círculo um O ,maiúsculo, extraído da referida Medalha de 1808.

 

 

Medalha




De 1928 a 1945

 

 Em 27 de junho de 1927, Câmara Municipal faz aprovar para futuro uso as Armas e Bandeira.





A sua leitura heráldica é a seguinte: 

 

- De verde, com um leão rompante de ouro quebrando umas algemas de negro. 

 

- Em chefe um O de ouro, acompanhado por duas cabeças, uma debranca coroada de ouro e outra negra com um turbante de prata. 

 

-Coroa mural de prata de quatro torres. 

 

- Por baixo das armas, uma fita vermelha com a inscrição «Vila de Olhão da Restauração», a letras brancas. 

 

- Bandeira amarela cor de Ouro, com um metro de largo . 

 

 

 

Brasão

 

 

 

 

 

De 1945 a 1985

 

 

O Brasão de Armas do Município de Olhão foi alterado pela Portaria Ministerial de 11 de Junho de 1945, publicada no Diário do Governo da 1ª Série, da mesma data.

 

 

Brasão Vila




 

 

A partir de 1985

 

O brasão da cidade desde 14 de Agosto de 1985. 
 
 
 
Brasão atual

 
 
 
Descrição: De verde com um barco de ouro, mastreado e encordoado de negro, vestido de duas velas latinas de prata, realçado de negro e assente em duas faixas ondadas de prata; no chefe leão de ouro quebrando algemas de negro. Coroa mural de prata de cinco torres.
Simbologia: o campo verde para as armas corresponde à água e é do mar que vivem os habitantes de Olhão, assim como foi atravessando o oceano, num pequeno caíque, que muitos se notabilizaram.O leão rompante despedaçando umas algemas representa o esforço praticado pelos habitantes da vila, ao mesmo tempo constitui um exemplo admirável de patriotismo. O leão é uma das figuras mais representativas na heráldica da armaria universal, sendo sempre empregado para simbolizar atos de audácia e valentia.

 


Sem comentários: