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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O Contra-Mundo




Mapa de Olhão de 1875, onde está assinalada a Cerca do Júdice

O salto demográfico originado pela instalação da indústria conserveira traduziu-se num aumento significativo de construções habitacionais no início do século XX e impôs um alargamento da área urbana da Vila de Olhão.

 Assim, por Decreto de 19 de Julho de 1901, confirmado depois por Provisão Régia de 11 de Agosto de 1902, foram, então, definidos novos limites geográficos para a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, ou Freguesia de Olhão: a Norte, a estrada real n.º 78 (atualmente a Estrada Nacional n.º 125); a Nascente, o caminho chamado dos Moinhos, (ficava a Este do Bairro da Cavalinha); e a Poente, o ribeiro do Charco (que corria na direção da dita estrada real e terminava nas salinas, a Sul). 
 
Fotografia aérea, provavelmente da segunda década do século XX. Atente-se no lado esquerdo da fotografia, onde está localizado o cemitério municipal


A construção da linha de caminho de ferro em 1903 fez surgir uma pequena ponte entre a rua 18 de Junho e o Alto do Pau Bolado, onde estava instalado o Cemitério Municipal, e permitiu a continuação do caminho que bordejava a antiga Cerca do Júdice até à estrada real nº 78. 

Ligação entre a Rua 18 de Junho e o Cemitério Municipal - anos 40

Nas duas décadas seguintes surgiram novas construções habitacionais e industriais nas novas áreas resultantes do alargamento. 
E o chamado Contra Mundo nasceu aqui: entre o segundo troço da Rua 18 de Junho e o último troço da Rua Almirante Reis, e continuando para além da linha férrea, ocupando o que restava da antiga Cerca do Júdice.



Rua Almirante Reis, na primeira década do século XX, continuando para lá da linha do caminho de ferro


 
Rua do Caminho de Ferro, provavelmente da mesma data da anterior

O traçado urbano compreendia seis ruas, sendo a primeira rua a que ainda hoje se chama Rua dos Caminhos de Ferro e a última exactamente a Rua constituída pela estrada nacional (limite da Freguesia), com uma rua transversal que iniciava na segunda rua e terminava na dita estrada nacional.


Fotografia aérea dos anos 30/40. Ao centro a nova área urbana. Legendagem da autoria do Sr. António Martins

As casas, mais espaçosas e adornadas, refletiam o investimento dos proventos angariados pelos seus proprietários, emigrantes ou ex-emigrantes em terras do continente americano, nomeadamente do Brasil, Argentina e Estados Unidos.



Fazem parte do Contra-Mundo as Ruas:

Rua do Caminho de Ferro
 
Rua Manuel de Oliveira Nobre

 
Rua Joaquim Ribeiro

Rua Gago Coutinho
Rua Sacadura Cabral
Rua Joaquim do Ó
Rua Manuel Martins Garrocho
Rua Cerca do Júdice


Traçado urbano do Contra-Mundo


Fontes:
Sandra Romba, Evolução Urbana de Olhão
Antero Nobre, Breve História de Olhão
Arquivo Municipal Rosa Mendes, Olhão
Toponímia, fotografias arquivo pessoal 

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